Como estender sua rede

A página Como estender sua rede fornece instruções sobre duas maneiras diferentes de adicionar mais dispositivos à sua rede.

  • Estender usando um cabo
  • Estender sem fio (Mesh)

Estender usando um cabo

Esta opção está disponível apenas na interface do usuário, caso você opte por configurar os dispositivos Instant On no modo de rede privada. Para estender a rede usando um cabo, siga estas etapas no aplicativo Web:

  1. Clique no bloco Inventário (), na página inicial do Instant On, ou clique na faixa Integridade do site e, em seguida, em Mostrar inventário. Será exibida a página Inventário.
  2. Clique em + Adicionar dispositivos.
  3. Na página Como estender sua rede, selecione Estender usando um cabo.

    Para incluir dispositivos conectados sem fio, clique na caixa de seleção Incluir dispositivos OTA para ambientes externos na pesquisa.

  4. Para garantir o desempenho ideal, conecte os dispositivos Instant On adicionais ao mesmo switch do primeiro ponto de acesso, usando cabos de rede. Ligue o AP usando Power over Ethernet (PoE) ou um adaptador de energia CC (se tiver solicitado o kit de instalação).
  5. Aguarde até que as luzes de LED no(s) AP(s) adicional(is) do Instant On pisque(m) alternadamente entre verde e âmbar.
  6. Selecione Procurar meu dispositivo para que o Aruba Instant On procure dispositivos com e sem fio. O AP deverá aparecer na lista de dispositivos detectados na rede.
  7. Revise o(s) dispositivo(s) descoberto(s) e adicione-o(s) ao seu site.

    Os dispositivos incompatíveis encontrados durante a descoberta de dispositivos não podem ser adicionados ao inventário. Uma mensagem de erro dizendo Este modelo de dispositivo não é compatível será exibida.

  1. Se você ainda não conseguiu localizar seu dispositivo, clique em Não vejo meu dispositivo para exibir as opções de solução de problemas.

Estender pelo ar (sem fio)

Para estender a rede pelo ar, siga estas etapas no aplicativo Web:

  1. Na página Como estender sua rede, selecione Estender pelo ar (sem fio).
  2. Conecte pelo menos um ponto de acesso Instant On a um switch com fio local ou a um roteador e certifique-se de que a configuração esteja concluída.
  3. Instale um ponto de acesso Instant On sem fio em um local dentro do alcance do Wi-Fi e ligue-o. Para obter mais informações, consulte Diretrizes de posicionamento do ponto de acesso sem fio Instant On.
  4. Aguarde até que as luzes de LED nos pontos de acesso Instant On adicionais pisquem alternadamente entre verde e amarelo.
  5. Selecione Procurar meu dispositivo, para que o Aruba Instant On procure dispositivos com e sem fio. O AP deverá aparecer na lista de dispositivos detectados na rede.
  6. Revise o(s) dispositivo(s) descoberto(s) e adicione-o(s) ao seu site.

    Os dispositivos incompatíveis encontrados durante a descoberta de dispositivos não podem ser adicionados ao inventário. Uma mensagem de erro dizendo Este modelo de dispositivo não é compatível será exibida.

  1. Se você ainda não conseguiu localizar seu dispositivo, clique em Não vejo meu dispositivo para exibir as opções de solução de problemas.

Situações que disparam mensagens de erro ao adicionar dispositivos ao inventário

Abaixo são citadas algumas situações que disparam uma mensagem de erro ao adicionar um dispositivo Instant On durante a configuração inicial ou por meio de Estender minha rede:

Situação

Mensagem de erro

Inserir um número de série de um dispositivo que já foi integrado a outro site

Já atribuído a outro site.

 

Adicionar um dispositivo que está conectado entre um modem ISP e o roteador Instant On

Ao clicar em Procurar dispositivos, o sistema reconhecerá e exibirá os dispositivos com a seguinte mensagem de erro:

  • Um novo dispositivo Instant On que está conectado entre o modem ISP e o roteador Instant On não poderá ser adicionado à rede.

Inserir o número de série de um dispositivo que está conectado a outro site, mas que ainda não foi atribuído

O dispositivo está na mesma rede de outro site

Algumas das mensagens de erro contêm o link Exibir detalhes. Clique em Exibir detalhes, para ver uma janela pop-up com a explicação.

Diretrizes de posicionamento do ponto de acesso sem fio Instant On

É necessário considerar as diretrizes a seguir na instalação de outros pontos de acesso na rede sem fio:

  • Fontes de interferência ou obstáculos — verifique se há fontes de interferência ou obstáculos e instale os pontos de acesso no teto ou na parede.
  • Linha de visão — se você conseguir ver claramente o ponto de acesso com fio de onde está, provavelmente o AP oferecerá um sinal forte e boa cobertura.
  • Sem linha de visão — quando a linha de visão não for possível, os pontos de acesso deverão ser instalados em um raio de alcance próximo entre si. O número de obstáculos e o tipo dos materiais influenciam e atenuam significativamente o sinal de RF. Nesta situação, recomenda-se uma distância mínima de 5 metros e uma distância máxima de 18,25 metros entre os pontos de acesso.
  • APs sem fio instalados em andares diferentes — se você instalar os pontos de acesso em andares diferentes, tente alinhá-los ao longo de uma linha vertical.

 

Essas são diretrizes gerais e talvez você precise testar o posicionamento dos pontos de acesso Instant On antes de instalá-los em um local permanente.

Situações de implantação de pontos de acesso para ambientes externos

As versões anteriores à 1.4.0 da linha de produtos Instant On incluem pontos de acesso para ambientes fechados e externos. Contudo, a interface do usuário não permitia especificar se um ponto de acesso deveria ser configurado para funcionar em ambientes fechados ou externos. No caso de um ponto de acesso para ambiente externo, como o AP17 configurado como um ponto mesh, é possível que ele sofra interrupções no serviço quando todos os pontos de acesso ao redor forem unidades para uso em ambientes fechados. Isso se deve ao fato de muitos domínios de regulamentação reduzirem os canais disponíveis para o uso em ambientes externos. Consequentemente, o ponto de acesso para uso em ambientes fechados poderá optar por utilizar um canal que não esteja disponível ao ponto de acesso para uso em ambientes externos e, assim, o ponto mesh AP17 jamais conseguirá se conectar com o portal mesh. As seguintes situações de implantação de pontos de acesso para ambientes externos contribuem para mitigar esses problemas:

1ª situação: implantação de um local no canal do ponto de acesso para ambiente externo

Nessa solução, quando o usuário tentar estender a rede, a interface de usuário solicitará confirmação se o novo ponto de acesso adicionado como ponto mesh destina-se a ambientes externos (o AP17, por exemplo). Nesse caso, todo o local estará provisionado para funcionar no canal do ponto de acesso para ambiente externo, contanto que este faça parte do inventário. Contudo, quando um ponto de acesso para ambiente externo for retirado do inventário, e não houver outros pontos de acesso para ambiente externo presentes, o local passará a funcionar no canal padrão de instalação do ponto de acesso.

2ª situação: novo local ou local existente sem pontos mesh externos

Ao estender a rede, será apresentada a opção ao usuário de incluir a detecção de pontos de acesso mesh externos na busca. Nesta situação, os dois resultados possíveis são os seguintes:

Se o usuário optar por detectar pontos de acesso para ambientes externos como parte da busca ao marcar a caixa de seleção Incluir dispositivos OTA para ambientes externos na pesquisa:

  • Será exibida uma mensagem de aviso, indicando que a rede Wi-Fi estará temporariamente indisponível durante a busca por dispositivos sem fio para ambientes externos. Todos os pontos de acesso do local serão forçados para o canal para ambiente externo e o plano de suprimento de energia. Todos os pontos de acesso detectados na busca, independentemente do seu tipo ou status de conectividade, serão exibidos e poderão ser adicionados ao Inventário. Se este processo não detectar pontos de acesso para ambientes externos, o local retornará ao plano de canais padrão.

Se o usuário optar por não incluir pontos de acesso para ambientes externos como parte da operação de detecção:

  • A operação Procurar meu dispositivo manterá o plano de canais padrão e buscará pontos de acesso com e sem fio na área. Os pontos de acesso OTA para ambientes externos serão ignorados nos resultados da busca. Contudo, os pontos de acesso com fio para ambientes externos poderão ser localizados e adicionados ao inventário, mas eles funcionarão separadamente no plano de canais para ambientes externos.

3ª situação: locais existentes com pontos de acesso mesh externos

Caso um ponto de acesso mesh externo não consiga localizar um portal de rede mesh em um canal externo, a interface do usuário o exibirá como estando off-line.

Se um ponto de acesso mesh externo estiver em um canal compatível, a interface do usuário o exibirá como estando ativo e em funcionamento.

4ª situação: exclusão do último ponto mesh externo

Ao excluir o último ponto mesh externo, o local retornará ao seu plano de canais padrão.