Centro de ajuda do Aruba Instant On

Detalhes do switch

Para exibir a página Detalhes do switch, siga estas etapas:

  1. Clique no bloco Inventário () na página inicial do Aruba Instant On ou clique na faixa Integridade do site () e, em seguida, em Mostrar inventário.
  2. Clique na seta () ao lado de um switch, na lista Inventário. Será exibida a página Detalhes do dispositivo.

A página Detalhes do dispositivo do switch contém as seguintes seções:

Identificação

Exibe as informações do dispositivo, como o seu nome, SKU, uso de PoE, conectividade uplink e o endereço IP.

Nome do dispositivo

Será exibido o nome do dispositivo no modo de leitura e gravação. Se necessário, você poderá alterar o nome do dispositivo. Até 32 caracteres são permitidos.

Conectividade

Exibe os detalhes da conexão uplink. Quando o switch estiver conectado a um dispositivo da rede na porta uplink, será exibido um link para a página de detalhes do dispositivo.

IP da rede local

Exibe o IP da rede local do switch.

Power over Ethernet (PoE)

A seção PoE fornece as seguintes informações:

  • Orçamento total — a potência total (em watts) que pode ser fornecida pelo switch.
  • Consumo de energia — a quantidade de energia (em watts) que está sendo consumida pelos dispositivos PoE conectados.

Conectividade

IP da LAN

Configure a atribuição de IPs do switch Instant On. É possível configurar uma das opções a seguir:

O switch Instant On será reiniciado, aplicando as alterações à configuração.

  • Automático (padrão) — o switch Instant On herdará o endereço IP atribuído pelo DHCP na rede.
  • Estático — especifique um endereço IP estático para o switch Instant On, digitando os seguintes parâmetros de rede:
    • IP da LAN — digite o endereço IP do switch.
    • Máscara de sub-rede — digite a máscara de sub-rede.
    • Gateway padrão — digite o endereço IP do gateway padrão.
    • Servidor DNS — digite o endereço IP do servidor DNS.

Roteamento

Configure o roteamento no switch Instant On. Como padrão, o roteamento está desativado. Para configurar o roteamento do switch, execute as seguintes etapas:

  1. Para ativar o roteamento em um switch, marque a caixa de seleção Permitir roteamento entre redes. Para desativar o roteamento, desmarque a caixa de seleção.
  2. Quando a opção Permitir roteamento entre redes estiver selecionada, será exibido o ícone ao lado das redes que podem ser roteadas. Se o ícone não estiver visível, o roteamento está desligado na rede.
  3. Para configurar o roteamento de uma rede, selecione-a, para exibir as opções de roteamento:
    1. Marque a caixa de seleção Permitir roteamento, para ativar o roteamento. Para desligar o roteamento, desmarque a caixa de seleção.
    2. Configure uma das opções a seguir, para atribuir um IP à rede:
      • Automático (padrão) — a rede receberá o endereço IP de um servidor DHCP.
      • Estático — defina a atribuição de endereços IP da rede digitando os seguintes parâmetros de rede:
        • Endereço IP da rede — digite o endereço IP da rede.
        • Máscara de sub-rede — digite a máscara de sub-rede.
  4. Clique em Salvar, para aplicar as mudanças à configuração. A configuração de roteamento será aplicada após a reiniciação do switch Instant On.

Para efetuar o roteamento, é necessário configurar pelo menos duas redes com fio no local.

É necessário que o switch Instant On esteja on-line para que se possa configurar o roteamento.

Apenas um switch Instant On em um local pode efetuar o roteamento.

Quadros Jumbo

Agora os quadros Jumbo melhoram a eficiência da transmissão de dados reduzindo o número de quadros e cargas para os switches processarem. A configuração de quadros Jumbo tem suporte em todos os switches Instant On e pode ser habilitada em cada switch individualmente.

O seguinte procedimento permite configurar quadros Jumbo em um switch Instant On:

  1. Em Quadros Jumbo, marque a caixa de seleção Quadros Jumbo.
  2. Clique em Salvar.

    O switch Instant On reinicia automaticamente para aplicar as alterações.

Portas

As portas estão visualmente representadas na página da mesma maneira que as portas físicas no dispositivo. Cada porta é classificada de acordo com o número que consta do switch e exibe o seu status. Selecione uma porta, para abrir a configuração da porta. Quando se seleciona uma porta, são exibidas as seguintes opções:

  • Nome da porta no modo de leitura e gravação
  • Ativa — marque a caixa de seleção para ativar a porta. Para desativar a porta, desmarque a caixa de seleção.

Autenticação e segurança

    A seção Autenticação e segurança consiste nas seguintes opções:

    • Sem autenticação (padrão) — dispositivos e clientes Instant On podem se conectar à porta sem autenticação. Esta é a configuração padrão.
    • Baseado em porta — todos os dispositivos e clientes Instant On conectados à porta serão autorizados após o êxito da autenticação RADIUS 802.1x inicial.
    • Baseado em cliente — exige que cada dispositivo ou cliente Instant On que estiver se conectando à porta efetue a sua própria autenticação ao servidor RADIUS 802.1x para obter acesso. Também é possível habilitar o botão de alternância Autenticação 802.1X e MAC (), para considerar a autenticação MAC como sendo a opção secundária, caso a autenticação RADIUS não tenha êxito.

    Os métodos de autenticação Baseado em porta e Baseado em cliente exigem a configuração do RADIUS, para determinar o comportamento da autenticação em todas as portas controladas de acesso. Os parâmetros de autenticação RADIUS 802.1x estão enumerados na tabela abaixo, juntamente com suas respectivas descrições:

  • Parâmetros

    Descrição

    Servidor RADIUS primário

    Configure os parâmetros a seguir para o Servidor RADIUS primário. Caso esteja usando o aplicativo móvel Instant On, toque em Mais parâmetros do RADIUS, para exibir as configurações abaixo:

    • Endereço IP ou nome do domínio do servidor — digite o endereço IP ou o nome do domínio totalmente qualificado do servidor RADIUS.
    • Segredo compartilhado — digite uma chave compartilhada para comunicação com o servidor RADIUS externo.
    • Tempo limite do servidor — especifique um valor de tempo limite, em segundos. O valor determina o tempo limite de uma solicitação ao RADIUS. O dispositivo Instant On tentará várias vezes enviar a solicitação (conforme a configuração na Contagem de repetições), antes de desconectar o usuário. Por exemplo, se o tempo limite for de 5 segundos e a contagem de tentativas for 3, o usuário será desconectado após 20 segundos. O valor padrão é de 5 segundos.
    • Contagem de repetições — especifique um número entre 1 e 5. O número de tentativas indica o valor máximo de solicitações de autenticação que são enviadas ao grupo de servidores e o valor padrão é de três solicitações.
    • Porta de autenticação — insira o número da porta de autenticação do servidor RADIUS externo, contido no intervalo 1–65535. O número de porta padrão é 1812.

    Servidor RADIUS secundário

    Atua como um servidor de backup do servidor RADIUS primário. Para configurar um Servidor RADIUS secundário, marque a caixa de seleção e atualize os detalhes do servidor RADIUS. Os parâmetros disponíveis são idênticos aos do servidor RADIUS.

    Enviar contas do RADIUS

    Para solicitações Enviar contas do RADIUS, marque a caixa de seleção.

  • Proteções de segurança — ative esta configuração quando houver dispositivos não confiáveis conectados à porta. Esta configuração, combinada com Segurança da rede, é usada para evitar ataques DHCP e ARP à rede com fio. Para obter mais informações, consulte Segurança da rede.

Redes incluídas

Selecione uma das opções a seguir:

  • Não marcada — esta é a configuração padrão. A porta receberá e enviará tráfego da rede padrão sem usar uma marcação VLAN. Para personalizar o mapeamento da porta para uma VLAN não marcada, clique na lista suspensa Rede não marcada e selecione uma rede na lista. É possível atribuir apenas uma rede não marcada a uma porta por vez.
  • Marcada — para personalizar o mapeamento da porta para uma VLAN marcada, marque as caixas de seleção correspondentes às redes enumeradas em Redes marcadas. É possível mapear simultaneamente até 22 redes marcadas em uma porta, no máximo.

Clientes e dispositivos conectados a esta porta

  • Bloquear — permite bloquear a porta e impedir que novos dispositivos se juntem a ela. Quando uma porta estiver bloqueada, todos os clientes a ela conectados terão permissão e acesso a ela, enquanto novos clientes serão bloqueados. Para poder conectar novos dispositivos, é necessário que a porta esteja desbloqueada. Esta opção não estará disponível nas portas nas quais houver dispositivos Instant On conectados. Esta opção será exibida quando houver clientes e dispositivos conectados à porta.

    Para bloquear uma porta de um switch Instant On, marque a caixa de seleção Bloquear. Desmarque a caixa de seleção Bloquear, para desbloquear a porta.

    É possível bloquear até dez portas por switch Instant On.

    É possível bloquear até dez clientes por porta.

  • Mostrar — permite exibir os dispositivos conectados à porta, classificados segundo a rede. Como padrão, Todas as redes está selecionada. Para filtrar os clientes e dispositivos conectados a uma rede específica, selecione uma rede na lista suspensa Mostrar. Os clientes e os dispositivos de infraestrutura que estiverem conectados diretamente à porta serão exibidos como um link que o levará até a página Detalhes do cliente. Os clientes conectados indiretamente serão exibidos conforme o seu endereço MAC.

Gerenciamento de energia

As opções de gerenciamento de energia permitem configurar o suprimento de PoE para os dispositivos que estiverem conectados ao switch. Estas opções não estarão disponíveis para as portas que fizerem parte do LACP.

  • Norma de alimentação de energia — selecione uma das opções a seguir, para configurar a norma de alimentação de energia da porta:
    • Uso (padrão) — a potência alocada à porta baseia-se no uso e não é restrita.
    • Classe — a potência alocada à porta baseia-se no padrão PoE do dispositivo. A classe de potência dos dispositivos é categorizada da seguinte maneira:

      Classe

      Potência máxima de PSE

      Classe 0

      15,4 Watts

      Classe 1

      4 Watts

      Classe 2

      7 Watts

      Classe 3

      15,4 Watts

      Classe 4

      30 Watts

      Classe 5

      45 Watts

      Classe 6

      60 Watts

  • Prioridade de portas — atribui um nível de prioridade às portas. Quando houver uma restrição à provisão de energia PoE no switch, a energia será fornecida aos dispositivos conectados com base na prioridade das portas. A energia será fornecida na seguinte ordem: Crítica > Alta > Baixa. Em Prioridade de portas, atribua um dos seguintes níveis de prioridade à porta:
    • Baixa (padrão) — configura a porta como sendo de prioridade baixa.
    • Alta — configura a porta como sendo de prioridade alta.
    • Crítica — configura a porta como sendo de prioridade crítica. 

    Quando duas portas com a mesma prioridade exigirem energia, terá prioridade a porta com o número mais baixo. Exemplo: quando as portas 2 e 5 receberem a classe Crítica e o switch tiver uma restrição à provisão de energia, o dispositivo na porta 2 receberá um suprimento pleno de energia e a provisão de energia restante será alocada ao dispositivo na porta 5.

  • Usar o cronograma de potência do site — marque esta caixa de seleção para ativar ou desativar o cronograma de potência da porta. Caso esteja ativa, a alimentação de PoE da porta será determinada pelo cronograma de potência que tiver sido definido. Para alterar o cronograma de potência, clique em Editar cronograma de potência do site. Para obter mais informações sobre como configurar o Cronograma de potência, consulte Cronograma de potência.

Redes

Após ter criado a rede, você terá a opção de mapeá-la para uma porta da VLAN, que permite tráfego de todas as redes ou apenas de uma rede específica. A cada porta do switch Instant On pode ser atribuído um identificador distinto de VLAN, sendo configurada para administrar o tráfego da rede.

Para atribuir a rede a uma porta, clique na lista suspensa Rede selecionada e escolha a rede que deseja mapear para a porta.

Agregação de link

A configuração da agregação de links depende do número de portas disponíveis no switch. Atualmente, o Instant On oferece suporte a switches com os seguintes números de portas:

Tabela 1: Agregação de portas de switches

Número de portas por switch

Número de grupos de agregação de links compatíveis

Número de membros de grupos de agregação de links compatíveis

Oito portas

Quatro troncos

Quatro integrantes de troncos

24 portas

Oito troncos

Quatro integrantes de troncos

48 portas

16 troncos

Oito integrantes de troncos

O procedimento a seguir descreve como adicionar um grupo de agregação de links ao switch:

  1. Clique na seta () ao lado de um switch, na lista Inventário, e selecione a guia Agregação de link.
  2. Clique no link + Adicionar agregação de link. Serão exibidas as seguintes opções de configuração:
  • Ativa — selecione esta opção para ativar as portas do LACP. Ela indica que os integrantes da porta da agregação de links estão disponíveis para conexão pelos dispositivos. Desmarque a caixa de seleção para desativar as portas do LACP.
  • Nome — forneça um nome personalizado para a agregação de links no campo de texto.
  • Membros de portas — clique nas portas que deseja adicionar como integrantes da agregação de links. As portas integrantes selecionadas serão exibidas abaixo, separadas por vírgulas.
  • Excluir — clique em Excluir, para excluir a Agregação de link.

Modo de agregação

Selecione um dos seguintes modos de agregação:

  • Estático (padrão) — como padrão, esta opção está selecionada. Ela indica a simples agregação de portas sem detecção de link ativo ou failover.
  • LACP — a seleção desta opção indica a detecção dinâmica e a recuperação automática de falhas quando conectado a outros switches compatíveis com LACP (802.3ad). Este modo permite que apenas uma rede definida por usuário passe através do link agregado. Esta opção será tratada pela rede VLAN de gerenciamento como não marcada e por todas as outas redes como marcada.

Selecione uma das opções a seguir:

  • Não marcada — esta é a configuração padrão. A porta receberá e enviará tráfego da rede padrão sem usar uma marcação VLAN. Para personalizar o mapeamento da porta para uma VLAN não marcada, clique na lista suspensa Rede não marcada e selecione uma rede na lista. É possível atribuir apenas uma rede não marcada a uma porta por vez.
  • Marcada — para personalizar o mapeamento da porta para uma VLAN marcada, marque as caixas de seleção correspondentes às redes enumeradas em Redes marcadas. É possível mapear simultaneamente até 22 redes marcadas em uma porta, no máximo.

Clientes e dispositivos conectados nesta agregação de link

  • Mostrar — permite exibir os dispositivos conectados à porta, classificados segundo a rede. Como padrão, Todas as redes está selecionada. Para filtrar os clientes e dispositivos conectados a uma rede específica, selecione uma rede na lista suspensa Mostrar. Os clientes e os dispositivos de infraestrutura que estiverem conectados diretamente à porta serão exibidos como um link que o levará até a página Detalhes do cliente. Os clientes conectados indiretamente serão exibidos conforme o seu endereço MAC.

Ações

A guia Ações exibe as seguintes opções:

Localizar

O Instant On permite localizar o dispositivo quando houver muitos dispositivos no local.

Para localizar o dispositivo, siga estas etapas:

  1. Clique no bloco Inventário (), na página inicial do Instant On, ou clique na faixa Integridade do site e, em seguida, em Mostrar inventário. Será exibida a página Inventário.
  2. Clique na seta () ao lado de um switch na lista Inventário e, em seguida, clique na guia Ações.
  3. Deslize para a direita o botão de alternância Ativar luzes (), para ativar a luz do localizador no dispositivo. A luz do localizador permanecerá ativa por 30 minutos após ter sido ligado o botão de alternância. Como padrão, a luz está desligada.

Testes de rede

A opção Testes de rede é usada para testar a capacidade de alcançar um dispositivo Instant On. Para efetuar um teste de rede, é necessário selecionar um dispositivo de Origem no qual serão executados os comandos e um Destino a ser alcançado.

Para executar um teste de rede em um switch Instant On, siga estas etapas:

  1. Clique no bloco Inventário (), na página inicial do Instant On, ou clique na faixa Integridade do site e, em seguida, em Mostrar inventário. Será exibida a página Inventário.
  2. Clique na seta () ao lado de um switch na lista Inventário e, em seguida, clique na guia Ações.
  3. Clique na guia Testes de conectividade, ao lado de Testes de rede. Será exibida a tela Teste de conectividade.
  4. Em Origem, selecione um dispositivo Instant On na lista suspensa.

    Somente os dispositivos ativos de um site poderão ser selecionados neste campo. Pode ser um switch ou um ponto de acesso.

  5. Em Destino, digite o nome de host ou endereço IP do dispositivo ao qual deverá se conectar o dispositivo de origem.
  6. Clique em Iniciar teste de conectividade.

A tabela abaixo mostra os possíveis resultados de teste na rede:

Capacidade nominal de conectividade

Tempo de ida e volta

Formato de resultados do teste

Boa

Todos os testes de rede aprovados, com latência inferior a 150 milissegundos.

Primeira linha: conectividade rápida com o <host/endereço IP>

Linha expansível: mais detalhes

Razoável

Alguns testes de rede foram aprovados, com latência entre 150 e 400 milissegundos.

Primeira linha: conectividade intermitente com o endereço IP

Segunda linha: <Endereço IP>

Terceira linha: conectividade lenta com o <host/endereço IP>

Quarta linha: <nome de host /endereço IP>

Linha expansível: mais detalhes

Fraca

O ping de rede foi aprovado, com latência superior a 400 milissegundos.

Primeira linha: não é possível acessar o endereço IP

Segunda linha: <Endereço IP>

Terceira linha: conectividade muito lenta com o <host/endereço IP>

Quarta linha: <nome de host /endereço IP>

Linha expansível: mais detalhes

Reiniciar

Para reiniciar o dispositivo, siga estas etapas:

  1. Clique no bloco Inventário () na página inicial do Aruba Instant On ou clique na faixa Integridade do site () e, em seguida, em Mostrar inventário.
  2. Clique na seta () ao lado de um ponto de acesso, na lista Inventário e, em seguida, clique na guia Ações.
  3. Clique em Reiniciar.

Mudar para gerenciamento local

A opção Mudar para gerenciamento local permite alterar o gerenciamento de switches, do modo nuvem para o local. Quando esta opção estiver selecionada, o switch será removido do local e a configuração existente será armazenada no switch. Para obter mais informações, consulte Gerenciamento local de switches.

Substituir dispositivo

Siga estas etapas para substituir um switch Instant On com defeito por outro switch Instant On, mantendo as configurações específicas do dispositivo:

Essa opção estará visível apenas quando o switch Instant On estiver off-line.

É recomendável substituir o switch com defeito por um switch funcional exatamente do mesmo modelo, para garantir que todas as configurações do dispositivo sejam transferidas com êxito para o switch substituto.

  1. Clique no bloco Inventário (), na página inicial do Aruba Instant On, ou clique na faixa Integridade do site () e, em seguida, em Mostrar inventário.
  2. Selecione o switch com defeito que você quer remover do inventário clicando na seta () ao lado do nome do switch.
  3. Clique na guia Ações.
  4. Clique na guia Pesquisar, ao lado de Substituir dispositivo.

    Serão exibidos os switches independentes Instant On que estiverem conectados à rede.

  5. Selecione um switch na lista e clique em Substituir.
  6. Clique em Concluir.

Remover do inventário

Siga estas etapas para remover um switch que ainda está online:

  1. Clique no bloco Inventário () na página inicial do Aruba Instant On ou clique na faixa Integridade do site () e, em seguida, em Mostrar inventário.
  2. Selecione o switch que você quer remover do inventário, clicando na seta () ao lado do nome do dispositivo.
  3. Na guia Ações, clique em Remover, ao lado de Remover do inventário.
  4. Na janela pop-up, clique em Remover, para excluir o switch do inventário.

Siga estas etapas para remover um switch que estiver off-line:

  1. Clique no bloco Inventário () na página inicial do Aruba Instant On ou clique na faixa Integridade do site () e, em seguida, em Mostrar inventário.
  2. Selecione o switch que você quer remover do inventário, clicando na seta () ao lado do nome do switch.
  3. Na guia Ações, será exibida uma barra retangular abaixo do nome do dispositivo, quando for disparado um alerta. A cor da barra retangular do alerta será exibida de acordo com o tipo de alerta.
  4. Clique no link Alertas. Você será direcionado para a página Detalhes do alerta, que fornece mais informações sobre a atividade incomum. O menu Avançado não aparece na barra de título quando o status é inativo.
  5. Se o dispositivo do Instant On tiver sido removido da rede, é possível optar por excluí-lo do inventário, clicando em Remover, ao lado de Remover do inventário, na guia Ações. Será exibida uma caixa instantânea na tela, solicitando a sua confirmação.
  6. Clique em Remover para excluir o dispositivo do inventário.

Ferramentas

Atualmente, a guia Ferramentas oferece uma opção para se configurar o espelhamento de portas no switch Instant On.

Espelhamento de porta

Os switches Instant On são capazes de acompanhar os pacotes enviados e recebidos de uma porta, ao espelhar os dados e enviá-los a uma porta de destino.  Este recurso é útil para solucionar problemas relacionados a redes. É possível configurar apenas uma sessão de espelhamento de uma porta por cada switch Instant On. Caso um site tenha diversos switches, é possível que haja diversas sessões de espelhamento de portas ativas simultâneas em diversos dispositivos. Quando houver uma sessão ativa de espelhamento de porta, não será possível selecionar uma porta de destino como sendo membro de um grupo de agregação de links.

Ao configurar o espelhamento de porta, evite superar a oferta da porta de destino, para impedir a perda de dados espelhados.

Para configurar uma sessão de espelhamento de uma porta, siga estas etapas:

  1. Clique no bloco Inventário () na página inicial do Aruba Instant On ou clique na faixa Integridade do site () e, em seguida, em Mostrar inventário.
  2. Selecione o switch no inventário, clicando na seta () ao lado do nome do switch.
  3. Clique em Ferramentas.
  4. Em Espelhamento de porta, selecione na lista suspensa uma porta de switch, que espelhará o tráfego. Este ajuste é configurado como sendo a porta de destino. O destino pode ser qualquer porta do switch, exceto as seguintes:
    • A porta uplink
    • Uma porta à qual estiver conectado o dispositivo Instant On.
    • Uma porta configurada como parte de um tronco.
    • Uma porta que utilize 802.1x
  5. Em Origem, selecione uma das opções a seguir:
    1. Rede — selecione uma das redes disponíveis na lista suspensa.
    2. Portas — selecione a(s) porta(s) a ser(em) usada(s) como porta(s) de origem.

    É possível selecionar até oito portas como sendo de origem.

  6. Selecione uma das opções a seguir como sendo a Direção de tráfego:
    1. Transmissão e recepção
    2. Transmissão
    3. Recepção
  7. Toque em Iniciar espelhamento, para iniciar o espelhamento dos pacotes enviados da origem ao destino.

    Para interromper o espelhamento, toque a qualquer momento em Parar espelhamento.

/*]]>*/